O que faz uma empresa de Consultoria Ambiental?

O meio ambiente é um assunto que está entre as principais pautas atualmente, seja em hábitos pessoais ou na conscientização e educação da população no geral. E empresas, é essencial que haja um suporte de uma consultoria ambiental que esteja amplamente capacitada para efetuar análises e sugerir melhores alternativas sempre que o assunto meio ambiente estiver vinculado aos projetos de empreendimento.

Explicando um pouco o que é de fato a Consultoria Ambiental, tem como função de analisar as consequências biológicas e estragos ambientais que um determinado projeto, companhia poderão causar ao meio ambiente bem como à sociedade.

As empresas devem respeitar a legislação e ética, diante das leis pertinentes ao campo e planos de ação que estão dispostos. Podem ser oferecidos diversos serviços e procedimentos, a empresa que contrata deve ser capaz de realizar as etapas de diagnóstico ambiental, bem como implementação executiva de cada projeto.

Acompanhando todas as fases, como, os estudos prévios, licenciamento, operação e instalação, têm-se os estudos realizados como: Estudo de Impacto Ambiental (EIA) que é um procedimento que demonstra a viabilidade ambiental e procede com uma avaliação dos impactos causados a partir empreendimento ou atividade que causa qualquer tipo de degradação ambiental, em especial as poluidoras.

Também se tem o Plano de Controle Ambiental (PCA) que é um documento no qual a empresa fornece os projetos e planos que são capazes de controlar possíveis impactos, que são consequência da operação e instalação das atividades visando corrigir desconformidades não identificar. Sendo obrigatório a solicitação da Licença de Instalação.

A área da Consultoria Ambiental está atuando de forma abrangente e avalia os muitos danos ambientais e biológicos causando majoritariamente dentro de uma empresa ou projeto que a mesma realiza, em uma determinada situação específica.

O consultor ambiental, é responsável por avaliar tanto as atividades como os projetos de uma empresa, relacionando estes às atividades e projetos sejam aplicados conforme determina a lei.

O profissional poderá direcionar projetos e ações que causem menor impacto possível no meio ambiente, sendo responsável por desenhar e planejar um plano de ações que se torne efetivo e seguro, voltado a garantir para que tudo seja inserido e executado de acordo com as legislações ambientais, assim, as empresas ou organizações não sejam autuadas em infrações ou até mesmo multas ambientais.

É importante salientar que a Consultoria Ambiental é essencial para o ramo empresarial, e que sustentabilidade não é moda e sim uma necessidade. Os impactos ambientais que são causados por atividades humanas seja no campo, florestas e nas cidades fazem com que haja necessidade de profissionais qualificados e capazes de diminuir e controlar as possíveis consequências dessas ações ao meio ambiente.

Sendo assim, foram criadas legislações específicas que se atualizam a cada dia e buscam o desenvolvimento sustentável além da manutenção do ecossistema. Tem crescido o número de empresas que necessitam de uma Consultoria Ambientais, que buscam profissionais da área ambiental como por exemplo, engenheiros, geólogos e técnicos do meio ambiente que estejam aptos ao cargo.

Nós da Residual podemos te ajudar! Clique no botão abaixo.